A inquisição de Jacques DeMolay (legendado)



Ordem DeMolay brasileira é a melhor do mundo

Escrito por Carlos Braga (atual GMN-SCODRFB)

Com apenas seis anos de existência, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB) mostra a importância da organização e da transparência administrativa na gestão de uma instituição de alcance nacional. Nos últimos doze meses, as conquistas acumuladas pelos Capítulos DeMolays e organizações afiliadas espalhados por todo o Brasil ultrapassaram qualquer expectativa, por mais otimista que seja.

O resultado disso é a participação de comitivas do DeMolay International nos últimos CNODs, fruto da dedicação e do trabalho dos DeMolays e Maçons que se propõem a fazer uma Ordem DeMolay pautada na seriedade e na dedicação à causa da juventude.

Quando Greg Kimberling, Past International Grand Master, esteve no VI Congresso Nacional, em Brasília, a afirmação de que a Ordem DeMolay brasileira é a melhor do mundo surpreendeu positivamente a todos que a constroem.

Ordem DeMolay é objeto de estudo de psicólogos.

Ordem DeMolay e liderança: um novo conceito na perspectiva da afetividade e da identidade – paradigmas e paradoxos
Maríllia Holanda de Oliveira, Francisco Leonildo Braga Cavalcante, Aline Maria Barbosa Domício, Stânia Nágela Carneiro Vasconcelos
marillia_holanda@hotmail.com
2010

Idioma: Português do Brasil 
Palavras-chave: Liderança, Ordem DeMolay, Afetividade, IdentidadeResumo
Este artigo propõe abordar a formação da liderança no grupo de jovens, Ordem DeMolay, Visando que esta perspectiva é um meio eficaz para o fortalecimento da identidade do grupo e dos membros que o constitui através da vinculação afetiva. Para o estudo, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com dez membros DeMolay’s de uma cidade de pequeno porte no Sertão Central Cearense, onde foi utilizado o instrumento dos mapas afetivos que induz aos entrevistados expressar de forma imagética os sentimentos e afetos a respeito da temática em questão. Essa pesquisa trata-se de um estudo que visa o direcionamento de uma compreensão inovadora e coesa da dimensão da relação da liderança com os afetos. Os resultados obtidos da pesquisa foram suficientes para demonstrar que a liderança na Ordem DeMolay é constituída mediante a categoria Afetividade que é fortalecedora da Identidade.
Ler texto integral

Reflexões sobre Esquadro, Compasso e Coroa


Nos últimos dias tivemos a oportunidade de apresentar a Ordem DeMolay em mais uma Loja Maçônica, parece uma coisa banal, mas não é, ao contrario da situação que vemos nos EUA, o Brasil ainda precisa evoluir muito a respeito da união entre DeMolay/Maçonaria, afinal a ordem demolay só pode existir através da maçonaria, mais uma loja se interessando pela causa demolay é muito louvável, me lembro que um ex Soberano Comendador do Grau 33 disse uma vez que seria fundamental existir um Capítulo DeMolay em cada loja simbólica do Brasil, estamos muito longe de uma realidade assim, mas claro que cada loja em que desperta o sentimento demolay, é uma felicidade pra pessoas que vivem o dia a dia da ordem com tanto empenho.

Ética e Política sob a ótica da Maçonaria




 Senhor Presidente, autoridades, permita-me saudá-los e a todos nas pessoas dos Sereníssimos Grãos-Mestres das 26 Grandes Lojas Maçônicas dos Estados de nosso País e do Distrito Federal aqui presentes.


Permitam-me, também, Senhores, por primeiro, enumerar, ainda que em apertada síntese, os princípios pelos quais se rege a Maçonaria: A iniciação Maçônica tem por objetivo tornar o homem em um novo ser, apto a integrar-se na filosofia do humanismo capacitando-o à compreensão da universalidade, da cor e da fé religiosa, levando-o ao entendimento de que pertence a uma mesma e única humanidade.

O Maçom e a Política


O sexto Landmark (princípio fundamental) da Maçonaria Regular prescreve:



A Maçonaria impõe a todos os seus membros o respeito das opiniões e crenças de cada um. Ela proíbe-lhes no seu seio toda a discussão ou controvérsia, política ou religiosa. Ela é ainda um centro permanente de união fraterna, onde reinam a tolerante e frutuosa harmonia entre os homens, que sem ela seriam estranhos uns aos outros.



No texto que, neste blogue, dediquei ao sexto Landmark, escrevi:



Por isso, em Loja não se discute Política nem Religião. Esta, porque sendo do foro íntimo da cada um, não faz sentido discuti-la. Aquela, porque sendo susceptível de grandes paixões poderia cavar insanáveis conflitos entre Irmãos. Ademais, reconhecendo cada maçon no seu Irmão um homem livre e de bons costumes, grave atentado a essa liberdade seria não lhe reconhecer o direito à sua crença religiosa e ao seu entendimento político. Não quer isto dizer que um maçon não possa ou não deva afirmar a sua convicção religiosa ou a sua posição política. Pode este, pode aquele, pode aqueloutro, podem todos. Mas, isto feito, mais além não se vai. Cada um crê no que crê, pensa como pensa, ponto final! Não há lugar para discussões sobre se esta crença é melhor do que aquela ou se aquele entendimento político é mais ou menos adequado do que aqueloutro.


Padre Eutíquio