O Manual do Companheiro Franco Maçom

A Magia da Franco Maçonaria

As Sociedade Secreta e seu poder no século XX

Grande Oriente do Brasil – PA comemora o dia do Maçom.

gobx GOEPA4

 

O Grande Oriente do Brasil – Pará comunica que às 19:30 h do dia 20 de agosto de 2009 da E.’.V.’., no Or.’. de Belém – PA, em virtude do Dia do Maçom, será promovida uma brilhante palestra de cunho maçônico, apresentada pelo Ir.’. Anderson Paulo da Fonseca Costa M.’.M.’., em sessão extraordinária da ARLS Maestro Antônio Carlos Gomes nº 2030, em homenagem a esta augusta data.

Os trabalhos acontecerão no templo da loja Aurora nº 0242, sito a Tv. Padre Eutíquio, 837.

O Manual do Aprendiz Franco Maçom

O Hermetismo e a Maçonaria - Frederico Gonzalez

Hermetismo é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, "Hermes Três-Vezes-Grande", uma deidade sincrética que combina aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth. Estas crenças tiveram influência na sabedoria oculta europeia, desde a Renascença, quando foram reavivadas por figuras como Giordano Bruno e Marsilio Ficino. A magia hermética passou por um renascimento no século XIX na Europa Ocidental, onde foi praticada por nomes como os envolvidos na Ordem Hermética do Amanhecer Dourado e Eliphas Levi. No século XX foi estudada por Franz Bardon.

Os escritos herméticos são uma coleção de 18 obras Gregas, e as principais são o Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda, as quais são tradicionalmente atribuídas a Hermes Trismegisto ("Hermes três vezes grande"). Estes escritos contêm os aspectos teórico e filosófico do Hermetismo em seu aspecto teosófico. O período bizantino é marcado por uma outra coleção de obras herméticas, que também são relacionadas ao Hermes Trismegisto, e contêm uma tradição hermética popular a qual é composta essencialmente por escritos relacionados a astrologia, magia e Alquimia. Esta versão popular encontra sustentação ou base nos diálogos Hermeticos, apesar dele se distanciar da magia.

A prática da magia entretanto não está distante das praticas realizadas no antigo Egito, a qual em uma última análise é a fonte de todos os diálogos herméticos, pois o hermetismo lá floresceu, e portanto estabelece uma conexão entre as duas tradições Hermeticas: filosófica e magia.

O livro Caibalion foi escrito no final do século XIX por três iniciados que registraram as Sete Leis do Hermetismo. Não é um livro oriundo da era pré-cristã como se supõe.

O hermetismo consiste, de forma sincrética, no estudo e prática da evolução e expansão da consciência humana até à Consciência divina, penetrando assim nos mais profundos mistérios da Criação, o que ficou conhecido como iniciação ou iluminação no Oriente.

federico gonzalez - hermetismo e maçonaria

A origem do ritual na igreja e na maçonaria - Helena Blavatsky

Após uma série de pesquisas, o Blog do Bode retorna com belas peças de arquitetura para que a luz permaneça sempre a nos acompanhar em nossas jornadas! S.'.F.'.U.'.
helena blavatsky - as origens do ritual na igreja e na maçonaria