Intervisitação estreita laços na família maçônica

Dando continuidade ao projeto de integração maçônica do Grande Oriente do Brasil – Pará, no dia 02 de março será realizada mais uma visitação, tendo como anfintriã a ARLS ESPERANÇA DA AMAZÔNIA Nº1646 (Rit.’. Adon.’.), localizada na Travessa São Sebastião, 148, bairro do Barreiro (ver mapa). A reunião começa às 20h, traje: rigor maçônico.

Mesmo sendo uma iniciativa do GOB-PA, não impede que irmãos da Grande Loja participem, principalmente aqueles que ainda não conhecem o Rit.’. Adon.’. e principalmente pela oportunidade de conhecer os irmãos!

COMPAREÇAM!!!

Mozarildo anuncia que Ordem DeMolay trabalhará para melhorar ensino


Trabalhar para o aprimoramento do ensino público. Esse será o objetivo principal dos projetos filantrópicos que as células da Ordem DeMolay desenvolverão em 2009. A escolha do tema foi definida na reunião plenária da I Congregação Nacional da Liderança Juvenil da Ordem DeMolay, evento realizado em Brasília no dia 31 de janeiro passado. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) registrou que mais de 90 congressistas, vindos de 14 estados brasileiros, participaram dos trabalhos.

A abertura do evento foi realizada na sala da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), no Senado Federal. Na ocasião, o chefe da Coordenadoria de Assuntos Políticos do Governo do Distrito Federal, Adelson Júlio Cardoso, informou que o governador José Roberto Arruda sancionou o Dia DeMolay no DF, a ser comemorado anualmente na data de 18 de março.

- Tenho certeza que, se a sociedade brasileira conhecesse mais a Ordem DeMolay, teríamos mais jovens empenhados em se debruçar sobre o futuro do país. Faz falta, hoje, ver ensinados e cultivados nos lares as virtudes cardeais, que são o amor filial, a reverência pelas coisas sagradas, a cortesia, o companheirismo, a fidelidade, a pureza e o patriotismo - opinou Mozarildo.

A Ordem DeMolay é uma organização de caráter filosófico e filantrópico que reúne jovens entre os 12 e os 21 anos. Seu foco é a formação de líderes e cidadãos. Criada em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land, ela é patrocinada e apoiada pela Maçonaria. A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários. Ele foi perseguido pela Inquisição e executado por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse ter se sentido orgulhoso pelo convite para palestrar na Congregação Nacional. Ele observou que, se mais jovens brasileiros se dispusessem a discutir o país com seriedade, como ocorreu no evento, um melhor futuro para a Nação estaria assegurado.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Presidente dos EUA É ou NÃO É Maçom?


Barack Obama é MAÇOM !


O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama é um Sublime Príncipe do Real Segredo, Grau 32 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), de Obediência pertencente à Maçonaria Prince Hall .


Prince Hall é o primeiro alojamento maçônico dos EUA, sendo o nome vindo de seu fundador e master, o mais famoso indivíduo na área de Boston durante a Revolução Americana e virada do Século 19.


Prince Hall era um escravo na área de couro em Boston, e pertencia a William Hall no final dos anos 1740 e ganhou a liberdade em 9 de abril de 1770, como um prêmio (reconhecimento), após 21 anos de serviço. Prince Hall e outros 14 negros da área de Boston se aproximaram de um alojamento Britânico de Freemasons (Maçons Livres), relacionado ao 38º Regimento em Boston.


Hall e os outros negros iniciaram (sendo Processo de Iniciação), no alojamento em 6 de março de 1775.


O Regimento foi embora da área em seguida, e o Sargento John Batt, que estava no comando da Iniciação, escreveu uma permissão limitada em 17 de março, autorizando o grupo a ter certos privilégios maçons, bem como permissão para se encontrarem como Loja.


Em 3 de julho de 1775, o grupo formou o “African Lodge Nº 1″ (Loja Africana Nº1), a primeira Loja aceita de maçons negros e livres do mundo e Hall foi feito seu Máster (Venerável Mestre).


O Grand Master (Grão Mestre) da América do Norte, John Rowe, concedeu à Loja a segunda permissão para continuar suas atividades.


No entanto, a Maçonaria Negra permaneceu separada da Maçonaria Branca nos Estados Unidos, porque os maçons brancos não aceitaram os maçons negros, apesar dos princípios de fraternidade.


Hall expandiu sua organização a outras cidades, mas como ele estava limitado a população negra, as novas lojas que surgiam eram chamadas de “Lojas Negras”.


Em 24 de junho de 1797, uma segunda loja negra foi criada em Providence, Rhode Island. Um ano depois, a terceira foi iniciada na Philadelphia, com Absalom Jones sendo o Master. Prince Hall morreu em Boston em 4 de dezembro de 1807.


Atos fúnebres, de acordo com os rituais maçônicos, foram realizados em sua casa, em Lendell’s Lane, uma semana depois. Ele foi enterrado na Rua 59 Mattews Cemetery, em Boston, no final de março de 1808. Com um ano de sua morte, os seguidores de Hall trocaram o nome da Loja e deram o nome de seu líder. Essa sociedade secreta continuou a crescer nos Estados Unidos, mas continua separada da Maçonaria Branca até os dias atuais.


Hoje, Prince Hall é uma fraternidade maçônica com seus prédios devidamente identificados, seus membros se identificam com anéis, adesivos e pins.


Um dos membros mais famosos e também um Prince Hall Mason de 32º, se tornou um candidato à Presidência dos Estados Unidos em 2008. Seu nome é Barack Hussein Obama II.



Relação dos presidentes dos Estados Unidos que foram ou são Maçons:


É bom notar que somente Theodore Roosevelt chegou ao grau de Mestre no mesmo ano em que assumiu o cargo. Todos os demais, eram Mestres antes das eleições.


01 - George Washington (Pres. 1789-1797) (MM 1753)

02 - James Monroe (Pres. 1817-1825) (MM 1776)

03 - Andrew Jackson (Pres. 1829-1837)

04 - James K. Polk (Pres. 1845-1849)

05 - James Buchanan (Pres. 1857-1861)

06 - Andrew Johnson (Pres. 1865-1869)

07 - James A. Garfield (Pres. 1881)

08 - William McKinley (Pres. 1897-1901)

09 - Theodore Roosevelt (Pres. 1901-1909)

10 - William H. Taft (Pres. 1909-1913)

11 - Warren G. Harding (Pres. 1921-1923)

12 - Franklin Delano Roosevelt (Pres. 1933-1945)

13 - Harry S. Truman (Pres. 1945-1953)

14 - Gerald R. Ford (Pres. 1974-1977)

15 - Barack Hussein Obama II (Pres. 2008-2012)


Fonte: http://www.maconariabrasileira.com.br