GOB firma Convênios Educacionais

Caros Irmãos,


          é com imensa alegria que compartilhamos com todos vocês mais uma conquista do Grande Oriente do Brasil, por meio das Secretarias Gerais de Planejamento e de Educação e Cultura que beneficiará a Família Maçônica: os Convênios Educacionais GOB.

 

Com essa parceria, os Irmãos e seus familiares passam a ter descontos nos diversos estabelecimentos de ensino superior conveniados. São mais de 72 universidades participantes.

 

Para saber mais sobre esse benefício e ver a lista de todos os estabelecimentos de ensino conveniados, clique aqui.

 

Dúvidas podem ser tratadas com o Irmão Cássio Borges, Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do GOB, pelo telefone (13) 9757-5566 e/ou pelo e-mail cassio@gob.org.br

 

Com essa conquista, mais um compromisso assumido durante as eleições maçônicas ao Grão-Mestrado do GOB é cumprido! Trabalharemos ainda mais, para que outros convênios e parcerias possam ser obtidos, promovendo o bem-estar e a satisfação para todos os maçons do Brasil e seus entes queridos.

 

Wagner Veneziani Costa

Secretário Geral de Planejamento do GOB

 

(A:J/R:J)

 

Assessoria de Comunicação do GOB.

Sec:. Geral de Comunicação e Informática

O velho e o neto..

Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos. 
O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e - o que era pior - nem lhe davam bastante. 
O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas. 
Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou. 
Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer. 
Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de oito anos, estava brincando com uns pedaços de pau. 

- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai. 
O menino respondeu: 
- Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer. 

O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o 
avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada. 

Fonte: O Livro das Virtudes

Aventais Maçônicos

Avental – É um dos símbolos mais importantes da Maçonaria, constituindo, praticamente, a parte principal do traje maçônico. Relembrando as origens operativas da Instituição maçônica, sendo ele o único signo externo do período operativo.

A verdadeira insígnia do Maçom. É de cor branca, de pele de carneiro ou tecido que a substitua, quadrangular, com 35 cm de altura e 40 cm de largura, com abeta triangular, preso à cintura por um cordão ou fita da cor da orla. Porque essa cordinha que serve para fixar o avental, tem mais um objetivo muito importante, noutros planos, além do plano material. Ela serve como elemento de retenção da força, da energia que é captada por nós nessa corrente que formamos, captada de forma especial quando erguemos nossa mão para o alto. Tem as seguintes características: todo branco, para o Apr.·. e Comp.·.; e branco, orlado de fita de seda chamalotada azul-celeste de 5 cm de largura, com três rosetas dispostas em triângulo, para o M.·. M.·.. No Gr.·. de Apr.·., a abeta se conservará sempre levantada. Em determinados Ritos, os aventais de Comp.·. e M.·. sofrem algumas alterações.


Avental de Aprendiz


Avental de Companheiro


Avental de Mestre

O Avental dos VVig.·. é o Avental de M.·., sendo que, por baixo da abeta, descem dois pendentes de fita da mesma cor da orla, cujas extremidades são ornamentadas com franjas prateadas. No do Ven.·. Mest.·., as rosetas são substituídas por três “Taus” invertidos, de metal branco. Os Ex-VVen.·. terão o mesmo Avental do Ven.·., só que os “Taus” estarão recobertos por tecido idêntico ao da orla.

Avental dos Vigilantes

Avental do Venerável Mestre

Avental dos Ex-VVen.·. MMest.·.

Entre todos os símbolos com que nos deparamos em Loja, nessa infinidade de símbolos que devemos interpretar, entender e aplicar, nós notamos que o Avental se destaca entre os demais, pois está sempre junto de nós significando que o Maçom deve estar constantemente trabalhando em prol da humanidade.

O Avental é de tal forma importante dentro do simbolismo da Maçonaria, que nós sabemos que muita coisa pode ser mudada em Loja – desde alguns objetos, até o próprio ritual pode ser ligeiramente modificado numa determinada sessão. Mas o Avental não muda. Não se pode entrar em Loja sem ele vestido. Da mesma forma, só se pode tirar o Avental após encerrada a sessão, e fora do recinto de trabalho. Por aí, sente-se a importância do símbolo.

Irmãos elevados ao grau de Comp.'. em Castanhal

Os iir.'.: Paulo Guilherme Leal (PMCE-PA), André Luis (Of. Exec. 4ª Região DeMolay-PA) e Francisco Diego (PMC), todos membros do Capítulo Castanhal nº 61, subiram no dia 9 de dezembro mais um degrau na escada da franco-maçonaria, sendo elevados ao grau de Companheiros Maçons, através das portas da A.'.R.'.L.'.S.'. Rei Salomão nº 52 também do Oriente de Castanhal e patrocinadora deste Capítulo.

Da esq. para dir. em pé: Rodrigo, Rui, Paulo Guilherme, Ocimar, André Luis e Diego
Abaixo, da esq. para dir.: Pinheiro, Raul, Ubiracir e Fernando


Parabéns aos irmãos  elevados!

O NÚMERO "9"

Quantos de nós não contemplámos durante minutos um número 9 diante do nosso nome?
E mudávamos a posição da nossa atenção para a fazer regressar de novo a esse tão abominável algarismo.
Existe lá maior frustração que este pequeno número de tão elevado e histórico simbolismo?
Segundo Dante, na Divina Comédia, existem «9 círculos do inferno e 9 esferas de céu»; os rituais Budistas normalmente envolvem 9 monjes; os primeiros 9 meses do mês Hebreu de Av que nos leva ao nono dia que foi o dia da destruição de ambos os templos de Jerusalém; ou mesmo até nos contos de Tolkien em que 9 é o número tanto de membros da irmandade que sairam de Rivendel, bem como o número de Nazguls que os perseguiam.
O nove faz-nos pensar sobre tudo o que leva ao seu resultado, aquela aritmética social muito mais complexa que 3x3 ou que qualquer dezena cuja soma dos dois algarismos dê o número 9, multiplicado por 12345679, dará sempre um número de algarismos repetidos e fazendo 12345679 multiplicando por 999999999 (nove noves) obtemos um crescendo e um decrescendo 12345679x999999999=12345678987654321,social mas ao mesmo tempo de muito fácil análise.
Os maçons atribuem ao 9 um carácter divino
«O nº 9: é o princípio da Luz Divina, Criadora, que ilumina todo pensamento, todo desejo e toda obra, exprime externamente a Obra de Deus que mora em cada homem, para descansar depois de concluir sua Obra:. O homem novenário que pelo triplo do ternário, é a união do absoluto com o relativo, do abstrato com o concreto:. O número nove, no simbolismo maçônico, desempenha um papel variado e importante com significados aplicados na sua forma ritualística:. O número 9, é o número dos Iniciados e dos Profetas.»
Talvez os chineses tivessem certos em relação ao algarismo pinyin jiǔ por ser um bom perságio por parecer-se fonéticamente com a palavra "duradouro" enquanto que os japoneses associam o algarismo kunrei ku por fonéticamente ser semelhante a "caos". "azar" nos levam a pensar que talvez no fundo seja um pouco de ambas as línguas.

Outras notícias da GLOMPA

Os Iir.'. Von Rommel e Afonso Mauro comemoram aniversário entre iir.'. de sua Loja-mãe

Vejam 07 fotos da festa de aniversário no dia 11.11.2008 na Loja Maçônica Renascença n° 3 dos IIr.'. Afonso Mauro e Erwin Von Rommel Viana Pamplona.

  

    

   

  

Loja Renascença inicia 03 novos obreiros

Os novos IIr.' Renascentes que foram iniciados em 08.11.2008 (foto DSCF11):  Adalberto Silva (Advogado), Patrick Emerson Maneschi (Médico) e Miguel Queiroz Neto (Func. Público). Em anexo outras fotos de Afonso Mauro do dia da iniciação 

    

Representante da Gr.'. L.'. Maç.'. da Argentina visita o Oriente de Belém

Vejam fotos da solenidade de entrega da Comenda da Grande Loja Maçônica do Estado do Pará ao Ir.’. Ramiro Anzit Guerrero da Grande Loja Maçônica da Argentina e sua nomeação como Grande Representante da GLEPA junto a GL Maç.’. da Argentina

 

 

  

  

Notícias da Grande Loja Maçônica do Pará

Vejam fotos da solenidade de Instalação, Regularização e Consagração do Sub.`. Cap.`. Rosa Cruz Fraternidade Itaitubense, com a presença do Grande Inspetor Litúrgico Clovis Pereira Bandeira e Ir.`. Grau 33 Alfredo Caldas nas dependências da  Aug.`. Loja Simbólica Acácia do Tapajós n 42 em Itaituba com as participações dos Demolays do Capítulo Isaias de Freitas Mozzer n 729 no dia 15 de novembro.

  


  

   

 

  

Entrevista com o ator global Milton Gonçalves

O vídeo fala por si!

Grão Mestre da Grande Loja - PA visita asilo do Apeú em Castanhal

Uma comitiva formada por membros da Grande Loja Maçônica do Pará (GLEPA) junto com seu Sereníssimo Grão-Mestre José Nazareno Nogueira Lima realizou visita no dia 23.11.08 (Domingo) a Casa da Fraternidade no Apeú (Asilo) que é mantido pelas Damas da Fraternidade das Lojas pertencentes ao oriente de Castanhal: ARLS Luz e Fraternidade Castanhalense nº 28, ARLS Rei Salomão nº 52 e ARLS José de Moura Pina nº 79). Nesta visita os 60 componentes (IIr.'., cunhadas, sobrinhos e DeMolay's) puderam participar:

1- Entrega de materiais de higiene pessoal, fraudas, lençóis, TV, 02 computadores etc.;

2- Entrega de cheques pela GLEPA (R$ 2.000,00) e Loja Renascença n° 03 (R$ 1.000,00);

3- Conversa com os 39 idosos do abrigo;

4- Vídeo que conta a história do abrigo;

5- Almoço em uma famosa churrascaria da cidade;

6- Visita ao Clube da Fraternidade.

Veja 08 fotos escolhidas que farão parte do acervo da Grande Loja:



Fotos: GLOMPA

Apresentação do Rito Schröder em São Luís

Os Iir.'. da ARLS Os Templários nº 77 de Belém e da ARLS Rei Salomão nº 52 de Castanhal, as mesmas subordinadas a Grande Loja Maçônica do Pará e praticantes do Rito Schröder, junto com os Iir.'. da ARLS Deus, Justiça e Fraternidade nº 5 de São Luís, subordinada a Grande Loja Maçônica do Maranhão e praticante do R.'.E.'.A.'.A.'., fizeram história no dia 22 de novembro deste ano em São Luís, pois pela primeira vez no Estado do Maranhão foi apresentado o Rito Schröder, através de uma belíssima cerimônia apresentada pelos irmãos do Pará aos irmãos deste Estado.

O Rito Schröder é um ritual maçônico utilizado amplamente nas Lojas da Alemanha. Criado por FRIEDRICH ULRICH LUDWIG SCHRÖDER, que foi um dos reformadores da Maçonaria Alemã, e submetido aos Mestres de Hamburgo em 29 de junho de 1801, que o adotaram por unanimidade, desde logo, conquistou numerosas Lojas em toda a Alemanha e em outros países, onde passou a ser praticado, principalmente, por maçons de origem alemã e logo recebeu o cognome de seu fundador.

O Or.'. do Maranhão não possui Lojas que pratiquem este Rito. Através de um diálogo pela internet entre o Ir.'. Carlos Augusto, da Os Templários e do grande Ir.'. Henry, da Deus, Justiça e Fraternidade, marcou-se este encontro histórico, vendo o grande interesse dos irmãos deste Or.'. em fundarem uma Loja deste Rito em São Luís.

A comitiva, organizada pelo querido Ir.'. Carlos Augusto, da ARLS Os Templários nº 77, foi formada pelos seguintes Iir.'. do Pará:

Da ARLS Os Templários nº 77: Raimundo Saraiva de Cristo (V.'.M.'. da Sessão), Melchiades Rabello da Silva, Antonio Iran Gonçalves Ribeiro e Carlos Augusto Xavier;

Da ARLS Rei Salomão nº 52: Paulo Guilherme Ferreira Leal Filho e Rodrigo Anitelli.

A Ordem Demolay marcou presença neste evento na figura do Ir.'. Paulo Guilherme, Senior Demolay, Past MCE do Pará, membro do Capítulo Castanhal nº 61 da Ordem DeMolay e da ARLS Rei Salomão nº 52, Loja esta patrocinadora do Capítulo.

Confira as fotos deste belíssimo evento:


Agradecemos o Sereníssimo José Nazareno Nogueira Lima, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Pará, por todo apoio a este evento e por ter colaborado cedendo a van da Grande Loja para que os Iir.'. pudessem se deslocar a São Luís.

Fica aqui um grande abraço aos grandes irmãos: Henry, Valmir Maia (V.'.M.'. da ARLS Deus, Justiça e Fraternidade nº 5), pela belíssima receptividade que não deixou nada a desejar em nenhum momento, que o desejo de fundar a Loja de Schröder torne-se realidade o mais breve possivel e que o G.'.A.'.D.'.U.'. abençoe a todos.

Colaboração: Pedreiro Livre

Jornal do SBT: A Influência da Maçonaria

A reportagem falou sobre cinco séculos de influencia da maçonaria e mostrou as dependências do Palácio do Lavradio, no Rio de Janeiro, além da função dos maçons na sociedade.

O Jornal do SBT divulgou um pouco dos símbolos maçônico das Lojas e a função dos Maçons perante a sociedade. A reportagem mostrou o Palácio do Lavradio, o Templo mais antigo do Brasil e que impressiona pela beleza dos detalhes e as imagens que representa a fé, esperança e caridade.

Na ocasião, o jornal abordou o surgimento da Ordem Maçônica, que se iniciou na Inglaterra, falou de suas Sessões, fechadas a não maçons, e da abertura às religiões, citando a importância da fé no Grande Arquiteto do Universo.

A influencia da Maçonaria sobre a Abolição da escravatura e a Independência do Brasil também foram temas citados na reportagem. No Palácio, há uma mesa onde o Marechal Deodoro teria feito a primeira reunião do seu mandato.

De acordo com o registro, hoje há no Brasil, aproximadamente 300 mil Maçons.