O NÚMERO "9"

Quantos de nós não contemplámos durante minutos um número 9 diante do nosso nome?
E mudávamos a posição da nossa atenção para a fazer regressar de novo a esse tão abominável algarismo.
Existe lá maior frustração que este pequeno número de tão elevado e histórico simbolismo?
Segundo Dante, na Divina Comédia, existem «9 círculos do inferno e 9 esferas de céu»; os rituais Budistas normalmente envolvem 9 monjes; os primeiros 9 meses do mês Hebreu de Av que nos leva ao nono dia que foi o dia da destruição de ambos os templos de Jerusalém; ou mesmo até nos contos de Tolkien em que 9 é o número tanto de membros da irmandade que sairam de Rivendel, bem como o número de Nazguls que os perseguiam.
O nove faz-nos pensar sobre tudo o que leva ao seu resultado, aquela aritmética social muito mais complexa que 3x3 ou que qualquer dezena cuja soma dos dois algarismos dê o número 9, multiplicado por 12345679, dará sempre um número de algarismos repetidos e fazendo 12345679 multiplicando por 999999999 (nove noves) obtemos um crescendo e um decrescendo 12345679x999999999=12345678987654321,social mas ao mesmo tempo de muito fácil análise.
Os maçons atribuem ao 9 um carácter divino
«O nº 9: é o princípio da Luz Divina, Criadora, que ilumina todo pensamento, todo desejo e toda obra, exprime externamente a Obra de Deus que mora em cada homem, para descansar depois de concluir sua Obra:. O homem novenário que pelo triplo do ternário, é a união do absoluto com o relativo, do abstrato com o concreto:. O número nove, no simbolismo maçônico, desempenha um papel variado e importante com significados aplicados na sua forma ritualística:. O número 9, é o número dos Iniciados e dos Profetas.»
Talvez os chineses tivessem certos em relação ao algarismo pinyin jiǔ por ser um bom perságio por parecer-se fonéticamente com a palavra "duradouro" enquanto que os japoneses associam o algarismo kunrei ku por fonéticamente ser semelhante a "caos". "azar" nos levam a pensar que talvez no fundo seja um pouco de ambas as línguas.

0 comentários:

Postar um comentário